quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Como Podemos Promover Unidade na Assembleia

AS COISAS QUE SERVEM PARA A PAZ

COMO PODEMOS PROMOVER UNIDADE NA ASSEMBLEIA
(Lago Junaluska, 13 de maio de 2006)


Primeiramente vamos ler Romanos 14:19: “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros”. Agora em Efésios 4:1-4: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação [do chamado – JND] com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: há um só corpo”.
Eu me refiro a estes versículos como uma introdução. O que eu gostaria de falar nesta tarde é sobre “as coisas que servem para a paz”.
Nos primeiros três capítulos de Efésios, o apóstolo expôs a verdade do grande Mistério de Cristo e da Igreja. Ele falou da natureza e da unidade da Igreja como o corpo de Cristo, composta de crentes que vieram, tanto dos judeus quanto dos gentios. Como membros de Seu corpo (místico) estamos inseparavelmente unidos com Ele, a Cabeça, pela habitação do Espírito de Deus. Depois, nos últimos três capítulos da epístola, o apóstolo exorta os santos com base na verdade que ele expôs na primeira parte. O que lemos em Efésios 4 é a primeira dessas exortações. É a primeira e, talvez, a mais importante, ou seja, que deveríamos andar de um modo digno de nossa vocação ao expressarmos na prática que somos “um corpo”. Isso significa que Deus queria Seu povo andando junto em unidade visível aqui na Terra e Ele deu uma graça especial para assim fazermos (Ef 4:7).
Nós temos que “guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, o que significa que temos que manter na prática aquilo que de fato é verdade. E o que de fato é verdade? É que somos um corpo! Deus quer que expressemos na prática a verdade do “um corpo”. “A unidade do Espírito” é a unidade prática a que o Espírito de Deus guiaria os santos. Alguém explicou deste modo: “É aquela que o Espírito de Deus está formando para dar expressão da verdade de um corpo”.
Não somos chamados para manter a unidade do corpo de Cristo. O próprio Deus a mantém intacta e nenhuma força ou mal pode quebrar essa unidade. Entretanto, “a unidade do Espírito” é uma coisa prática que somos responsáveis por manter. Deus mantém a unidade do corpo, e nós mantemos a unidade do Espírito. Bem irmãos, isso significa que se a paz tem que existir na assembleia, essa deve ser por meio de nossos esforços de acordo com a graça a nós dada. Deus não irá fazê-lo por nós, pois somos os responsáveis em mantê-la! E não é necessário dizer que nós, a Igreja, falhamos miseravelmente em manter essa unidade. Foi interrompida primeiramente em Atos 5:1-11 e depois outra vez em Atos 6:1-4. E, desde então, tem sido quebrada muitas vezes!
Que a paz e a unidade deveriam existir entre o povo de Deus pode ser visto no fato de que em cada epístola do Novo Testamento o escritor menciona seu desejo de que a condição de “paz” exista entre aqueles para quem ele escreveu, exceto uma, Primeira Epístola de João!
Suponho, em uma análise final, que cada um de nós é um pacificador ou um encrenqueiro na assembleia. Ou colaboramos para a condição de paz ou somos os catalizadores por detrás da ruptura da paz. Pode parecer que isso esteja sendo muito simplificado, mas meu ponto é que se não sou uma ajuda, sou provavelmente um empecilho, porque não parece que exista uma posição intermediária.
Notem que no versículo que li em Romanos 14 o apóstolo disse: “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz”. Mas, curiosamente, ele não especifica o que são essas coisas. Talvez o Espírito de Deus tenha feito assim para que nos exercitássemos sobre isso.
Gostaria de trazer diante de vocês algumas destas “coisas que servem para a paz” e assim todos poderemos nos exercitar sobre o que podemos fazer para promover paz na assembleia. Dificilmente eu estaria qualificado para falar sobre essas coisas, pois, eu mesmo certamente falhei nelas, mas elas devem ser trazidas perante nós para nosso exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário