quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Reconhecer e se Submeter "Aos que Presidem Entre Vós" Administrativamente


RECONHECER E SE SUBMETER “AOS QUE PRESIDEM ENTRE VÓS” ADMINISTRATIVAMENTE

Agora vamos ver mais algumas coisas que irão promover a paz na assembleia. Vamos ler 1 Tessalonicenses 5:12-13: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre [entre – JND] vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós”. Aqueles que nós “reconhecemos” nesse contexto não são irmãos dotados que vão ministrar a Palavra, mas líderes na assembleia local. São os supervisores. Sob condições normais, seriam irmãos mais velhos que se “dedicaram” ao cuidado do rebanho nas assembleias locais (1 Co 16:15-16). Nos é dito aqui para dar-lhes honra e nos submeter a eles (1 Co 16:15-16; Hb 13:17). Esse é outro segredo para termos paz na assembleia.
Muitos problemas que têm a ver com a falta de paz em uma assembleia podem ser rastreados até chegar a irmãos mais jovens que não se submetem a seus irmãos mais velhos. Os mais novos que se envolvem nos assuntos administrativos da assembleia podem, às vezes, interromper a paz. Eles podem ter boas intenções, mas talvez não tenham os princípios, a sabedoria e a experiência necessários para um caso particular que surge diante dos irmãos. Se eles assumirem uma posição de divergência com seus irmãos mais velhos, isso causará tumulto na assembleia.
Um irmão mais velho me disse uma vez que aqueles que são, talvez, os mais difíceis de lidar são aqueles a quem chamou de “anciãos adolescentes”. Quando ele disse isso, eu perguntei a ele o que queria dizer. Ele explicou que eram aqueles que tinham cerca de 40 anos. Eles têm suas famílias, e talvez estejam razoavelmente bem em suas vidas, e podem começar a pensar que podem aplicar sua experiência nos assuntos administrativos da assembleia, e isso, geralmente significa problemas. Eles podem, por autoconfiança, querer desafiar seus irmãos mais velhos em assuntos onde eles deveriam ser antes aconselhados a ficar quietos (Sl 131:1). A resposta de Deus para isso é que se deve dar o devido respeito aos irmãos mais velhos, e seguir a liderança deles na assembleia, e assim, haverá paz.
Pode ser que a assembleia tenha que “remover” (1 Co 5:13 – JND) uma pessoa que seja fonte de “conflito” e “discórdia”. A Escritura diz: “Lança fora ao escarnecedor, e se irá a contenda; e cessará a questão e a vergonha” (Pv 22:10, 6:19). Em tal caso, o melhor é submeter-se à liderança dos irmãos mais velhos no assunto e não se deixar enredar e defender a pessoa. Muitas vezes, ele estará empunhando a bandeira da justiça, mas não se deixe enganar por esse manto de malícia. Um espírito partidário só dividirá a assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário